segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chumbo



Chumbada para pescaria de lambaris


Os chumbos podem ser de dois tipos : de buraco ou de fenda. Quanto ao formato, há dois tipos : o “ervilha” e o “arroz”.
Tipos de chumbo
    Os de buraco são mais fáceis de se colocar, e os de fenda exigem certa habilidade manual. Tenha sempre 3 tamanhos de chumbo, pequeno, médio e grande.
Nas pescaria em águas profundas, use boia média-grande, linha fina e chumbo mais pesado, isso faz com que a isca chegue ao fundo com maior rapidez e a linha fique mais esticada dentro da água.
O chumbo deve ficar mais ou menos 15 cm acima do anzol, para ficar discreto. Se voce coloca-lo muito próximo ao anzol, pode espantar o lambari, que desconfia de construções estranhas.
Infelizmente os chumbos fabricados no Brasil são bem Tabajaras, todos eles são mal-feitos, são artesanais, feitos em fundo de quintal, não tem peso nem formato iguais; alguns não tem furo ou fenda.
 
Equilíbrio boia x chumbo
Cada boia tem seu chumbo apropriado. Algumas boias não sustentam chumbos grandes (ou mesmo médios), isto é, elas afundam com o peso do chumbo. As boias de bolinha de isopor tem mais flutuabilidade do que as boias tipo bombinha ou haste; portanto suportam chumbos maiores.
As boias tipo pena e haste precisam de equilíbrio perfeito com o chumbo. Se o chumbo for muito leve, a haste ou pena não vai empinar; e se o chumbo for muito pesado a pena/haste vai afundar. O macete é colocar um chumbo pequeno e se for insuficiente, coloco outro. Se passar da medida (ficar muito pesado), faça cortes no chumbo, tirando o excesso até chegar ao ponto de equilíbrio.
Boia regulada
Boia bem regulada, sem excesso nem falta de chumbo.

Chumbo martelado
Voce pode ainda optar por fazer chumbo martelado. Isso facilita a colocação do chumbo e também o recorte se for necessário.
20130423_093517

Para se martelar o chumbo, use um pedaço de ferro plano (já que provavelmente voce não tem uma bigorna em casa). Faça isso na calçada da rua, no rio, etc, não faça sobre as lajotas da sua casa, pode quebra-las. Martele chumbos de vários tamanhos.
Excesso de chumbo
Se o chumbo que voce colocou for muito pesado, a única solução é cortá-lo com um alicate. Voce consegue fazer isso amassando o chumbo o máximo possível, e recortar pela beirada, tomando o cuidado de não corta a linha junto. 

Excesso de chumboExcesso de chumbo2Excesso de chumbo3
Os chumbos martelados são mais fáceis de se recortar. 


















Um comentário:

  1. Bom dia,
    Digo aqui que fiquei contente em ler seu/nosso " blog ", digo nosso, porque tornou-se público, parabenizá-lo é pouco, pelas informações variadas e especialmente aos pescadores de " lambaris ", que nele contém, sou pescador de lambaris, e suas dicas para os que não tem muita afinidade ainda com eles, são ótimas, como diz o ditado popular: " li de cabo a rabo ", tudo que está inserido, ótimo, PARABÉNS com letras maíusculas pelas suas narrativas direta, sem lero-lero, e escolhi aqui para inserir meus comentários, devido que uso a partir de quando descobri que assim é mais fácil lidar com as " chumbadas ", faço-as chatas de + ou - 0,5 a 1 cm de largura x 5 cms de comprimento, assim sendo, se ficar pesada é facílimo de cortar, ou melhor, quebrar o excedente de pêso, e se ficar leve colocar mais pêso. Parabéns e continue postando sempre suas experiências que com certeza é de muita valia pra todos, muitos não o fazem assim, escondendo o que sabem e levando contigo para sempre o que poderia ser útil para muitos. Que o SENHOR lhê de muita saúde, extensivo a seus familiares.
    Newton Luiz Colleti

    ResponderExcluir