segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sagu


Como fazer isca de sagu para lambari


Para melhor comprensão, dividi este post em quatro partes : 1) Cozinhando o sagu; 2) Lavando o sagú; 3) Colorindo o sagú; 4) Ensacando o sagú.

1-Cozinhando o sagú :


Meia xícara de chá de sagú e o suficiente para uma pessoa pescar por um dia, desses dias bons, em que o lambari está roubando muita, muita isca. Se for um dia fraco de peixe, dá prá duas pessoas.

Use  uma panela média com tampa, coloque dois litros de água. Use a boca grande do fogão, pois o sagú demora muito para cozinhar. 
Quando começar a fervura, deite o sagú. Note que a quantidade de água é grande em relação a quantidade de sagú.
DSC04879
Logo após colocado o sagú, dê uma misturada para evitar que as bolinhas grudem uma noutra.



Tampe e deixe cozinhando em fogo alto. Por quanto tempo ? Depende de muitos fatores: a) Do tamanho e qualidade da panela; 2) Do tamanho da chama; 3) Se o sagu for velho, demora mais para cozinhar. Em geral,  o tempo de cozimento é de 22 a 26 minutos. Quando o sagú chega no ponto certo, é preciso parar o cozimento por que ele passa do ponto muito rapidamente ! Dois minutos a mais de cozimento e ele fica já meio mole.
É importante que o sagu seja cozido com bastante água. Por isso, de vez em quanto dê uma checada, se estiver com pouca água, acrescente mais. Pode ser agua fria. O sagu deve borbulhar, não pode ficar gosmento, deve ficar com uma textura mais líquida.
Esta é a parte mais dificil do trabalho. É descobrir O PONTO CERTO do sagú. Quando o sagú estiver meio leitoso, quase cozido, voce deve retirar com um garfo uma porção de sagú, colocar numa xícara e dar um choque térmico. Se ele ficar cristal, está no ponto. Mastigue algumas bolinhas, elas devem ficar al dente,  colando no dente,  não podem ficar duro demais nem mole demais.  Algumas bolinhas não vão ficar cristal, vão ficar com um pontinho branco no meio, mas isso é normal, pois não há um padrão de tamanho, e por isso algumas bolinhas maiores não vão cozinhar 100%.
2-Lavando o sagú

Com o sagú já no ponto, dê um choque térmico, jogando bastante água fria nele.
Coe o sagú, e em seguida retorne ele para a panela, para mais uma lavada.
Este é o ponto certo do sagu, fica cristal, e bem soltinho.
Lave bem o sagu com bastante água, tire toda a gosma. Quanto menos gosma, melhor, vai ficar mais soltinho.
Pronto ! O sagú está lavado e coado, bem soltinho. Devolva ele para a panela, e vamos para a próxima etapa, que é… … …
3- Colorindo o sagú:
O grande segredo da isca de sagú é a cor.
Para colorir o sagú, use corante de confeiteiro, desses usados para fazer bolo. Voce pode encontrar ele nas lojas de artigos para festa, nas casa de embalagens, etc. A melhor cor é o amarelo gema. Não gosto de usar vermelho, acho que o lambari gosta mais de amarelo ou laranja-claro. Se você usar vermelho, pode até fisgar saricangas, que é um peixe carnívoro. Certa vez, na falta de corante, usei refresco em pó, sabor laranja.
Adicione uma colher de corante. Misture bem, rapidamente. Lembrando que a quantidade de corante depende da quantidade de sagu (óbvio…).
Deixe descansando por 5 minutos, é o tempo necessário para o sagú absorver o corante. 
Depois de ficar 5 minutos descansando, voce vai notar que o  sagú, que estava soltinho, vai soltar gosma.  Por isso, voce deve lavar e coar ele novamente !
4-Ensacando o sagu
Coloque o sagú dentro de dois ou mais saquinhos de boa qualidade, junto com bastante fubá.
Encha o saquinho de ar e chacoalhe. Se o saquinho estourar, a cozinha vai virar um furdúncio, sua esposa vai virar bicho e a pescaria estará cancelada.
Se voce preferir, em vez de usar saquinhos, pode colocar o fubá e o sagu numa forma grande; misture tudo com as mãos. 
Finalmente ! Está pronto,  o aspecto do sagú será esse, bem soltinho.

O sagú vai ficar mole, mas não muito. Deve ficar com a consistência de uma BOLINHA DE BORRACHA DE SILICONE. Se voce achatar ela com os dedos, ela não vai esmagar; e ao soltar os dedos a bolinha vai voltar ao formato original.
Creio que com as fotos e explicações, ficou fácil fazer sagú.






38 comentários:

  1. muito boa essa receita de sagu, parabens

    ResponderExcluir
  2. Meus Parabéns pelas dicas, são pessoas inteligentes e eficientes como você que fazem deste mundo um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  3. Será que dá prá congelar esta isca? Se acrescentassemos aromas poderiam ser mais eficientes - inclusive para outras espécies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Goto-san ! Eu já congelei sagu, você deve coar o sagu (retirando o fubá); retire todo ar do saquinho, deixando ele achatado, parecido com a canjica Vapsa. Por que para descongelar fica mais fácil se ele estiver achatado, e não em forma de bola.
      Para descongelar, ferva água, desligue a chama e jogue o sagu na água quente. Coe e passe fubá novamente. Entretanto, se passar de 20 dias, o sagú não servirá mais, ele se esfarela todo ao ser descongelado.
      Quanto aos sabores, não sei te responder. Um amigo costumava adicionar uma colher de mel na água, ao cozinhar o sagú. Fica com cheiro forte de mel, mas não acho que isso surte algum efeito.
      Sem dúvida, o que faz diferença são a cor do sagu e o ponto. Deve ficar laranja-claro, um pouco mais claro que salmão. Se ficar desbotado, pode não ter visibilidade boa dentro da água. E acredite se quiser, se o sagú ficar duro o lambari não ataca ! Esse é um grande mistério : como ele sabe que o sagú está duro sem morde-lo ???

      Excluir
    2. Olá ótima dicas para preparo do sagu....Sobre o sagu acredito que o lambari ataca o sagu cozido no ponto porque lembra uma ova de peixe. É se ficar duro pode se notar que ele não fica com aquele pequeno risco bem no meio do sagu.

      Excluir
    3. Pois é, fiz um monte e o que eu não usei, botei na geladeira, no outro dia rachavam quando colocava no anzol, aí me falaram pra não por na geladeira.

      Excluir
  4. Bom dia, fui no mercado e o corante estava muito caro, e eu pensei em usar o açafrão, mas tenho medo do sabor atrapalhar. Contudo vou testar pois é um corante natural e acho que pode funcionar. Você já tentou colorir com açafrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, nunca usei açafrão, mas ele é um produto muito mais caro que o corante comum ! Tente usar refresco em pó, tipo Tang.

      Excluir
  5. Pode ser o corante amarelo DAMASCO ?

    ResponderExcluir
  6. Realmente as dicas de preparo do sagu são essenciais, apenas gostaria de acrescentar duas sugestões: 1a) Tradicionalmente o sagu encontrado no comercio me parece ser o número 2, então para diminui-lo, depois de ferve-lo por uns 20 minutos, acrescento o sumo de limão e vou verificando tal diminuição até atingir o tamanho ideal. 2a) melhor ainda é adquirir o sagu cujas bolinhas são menores, da marca Lorenz ou mesmo Yoki, só que esta, fica mais caro.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Todo ano vou pescar em foz do areia,realmente o sagu e tiro e queda.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Fiz o sagu esta semana. Foi um sucesso entre os amigos, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Será que daria para usar sugo concentrado de maracujá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Lheonardo. O sagú não absorve o suco de maracujá.

      Excluir
  12. Parabéns Cláudio pelo blog. Ainda não vi nada igual na internet. Sou lambarizeiro também. Gostaria de relatar que aqui na minha região, sudeste interior do estado do rio, ninguém usa sagu, nem se fala nessa isca. Aqui utilizamos: minhoca, massa pronta, massa caseira, salcicha, bicho do pão, cupim e ficamos por aí. Mas a mais utilizada ainda é a minhoca. Vou tentar utilizar o sagu e ver no que dá. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelo Blog, muito bom ler suas postagens . . .
    Sou Lambarizeiro, aqui da Região de Mogi das Cruzes SP, pesco sempre na Represa de Biritiba-Ussu e uso como isca principal o Sagu, com corante amarelo, é Fatal....

    ResponderExcluir
  14. Hoje eu fiz o Sagu usei refresco em pó de maracujá deu muito resultado muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. gostei da sugestão, vou preparar e ver como fica. os resultados podem ser bons aqui no estado de Rondônia também. vamos ver. obrigada

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pessoal do site,as dicas são excelente,e boa ilustração,sou de Recife pesco muitos Lambaris numa mata preservada sem poluição,pesco também sarapois,caras.tilapia.jacundais,um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pessoal do site,as dicas são excelente,e boa ilustração,sou de Recife pesco muitos Lambaris numa mata preservada sem poluição,pesco também sarapois,caras.tilapia.jacundais,um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Fiz a receita para pescar hoje e funcionou perfeitamente. Muito boa a receita e bem explicadinha. O Sagu fica com uma consistência que não sai fácil do anzol. Às vezes ela chega a subir na linha durante a fisga do peixe, mas não sai. Peguei 2 peixes usando a mesma isca. Kkkkkk. É o melhor de tudo, muito barato de fazer é com ótimo rendimento. Parabéns ao autor da receita e do post. Muito obrigado. Tanaka - Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  19. Posso usar o sagú de um dia para o outro? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, guarde dentro de um pote. Mas não com fubá. Você pode fazer sagu, passar fubá na beira do rio, usando a quantia que vai usar no dia. O restante, guarde para outro dia. Veja o post neste blog. http://lambarizeiro.blogspot.com.br/2013/04/guardando-isca-de-sagu.html

      Excluir
    2. bom dia claudio , eu faço sagu igual a voce a unica diferença , eu cozinho o sagu junto com o corante , o sagu fica mais colorido .

      Excluir
  20. Muito legal só não sei onde encontro sagu pra vender sou do Nordeste aqui não se usa muito isso na culinária não eu mesmo nunca comi

    ResponderExcluir
  21. Açafrão é ótimo em águas limpas. Em rios de água turva uso refresco sabor Uva, tipo Tang, etc.

    ResponderExcluir
  22. Essa isca é fantástica. Meu pai velho de guerra sempre com a minhoca como isca principal, eu já achava aleluia top mas ele resistia. Ao sagu não teve jeito se rendeu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Vou tentar fazer o sagu hoje e pescar amanhã. Se funcionar volto e conto a voces. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!
    Gostaria de saber onde encontro o sagu apropriado para fazer a isca, pois, tenho procurado e só encontro o sagu tipo 1, que é muito pequeno, por gentileza me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao consigo achar Sagu para pesca.só o outro do mercado eles são os mesmo??????? Porq o q.consumimo parece.menor

      Excluir