segunda-feira, 15 de abril de 2013

Iscas


Iscas para pescaria de lambaris   

Eu já ouvi de tudo sobre iscas para lambaris, pedacinhos de queijo, de vina (salchicha tipo Viena), de mortadela, arroz cozido, etc., mas as mais consagradas são as que seguem:
A minhoca é uma isca não muito boa (ao contrário do que pensam) por que ela tem uma visibilidade muito ruim debaixo d´agua. E também existe o inconveniente de sujar as mãos. A maneira mais correta de se colocar minhoca no anzol é envolvendo o anzol com a minhoca, como ela se fosse uma “camisinha de anzol”. Por isso, as minhocas finas são melhores para pesca.

Minhoca no anzol

A massinha é uma excelente opção, ela é vendida em pacotinhos, tem tamanho padrão e é fácil de preparar. O problema da massinha é o ponto de cozimento. Se cozinhar demais, fica muito mole e não se fixa no anzol. Se ficar um pouco crua, ela racha ao ser fixada no anzol, ou então se solta no arremesso. Se optar pela massinha, compre com furinho, é melhor. Por ter cor branca, é uma ótima opção para águas escuras.
 
O bicho do pão (Tenebrio molitor) pode ser encontrado em qualquer loja de pesca. O bicho do pão é na verdade uma fase da metamorfose de um besouro preto. É muito fácil criar bicho do pão em casa, basta deixar algumas larvas e besouros dentro de um recipiente fechado e ventilado, e enche-lo de pão velho e/ou farelo de trigo. O bicho do pão tem como maior inconveniente a dificuldade de manuseio. Ele é muito liso, e isso dificulta bastante na hora de iscar.
Besouro do Bicho do PãoBicho do pão - larvasBicho do pãoBicho do pão no anzol
Bicho do pão – maneira correta de se colocar no anzol 
A grande desvantagem é que, sendo uma fase da metamorfose, o bicho do pão deve ser usado no seu estado larval. Passado uns 10 dias, ele se transforma em besouro, e daí não serve mais para isca. Há uma maneira de se conservar a larva. Coloque eles num recipiente, feche bem e deixe-os na geladeira. Eles vão morrer de frio, e vão ficar conservados. Se sua mulher descobrir isso, que você mantém insetos na geladeira, ela vai virar um bicho.
Existe outra vantagem em usar o bicho do pão : ele é comestível. Voce pode comer os que sobrarem no final da pescaria. Dizem que é muito bom frito. Ora, ele é mais bonito que o camarão, que você gosta tanto. O tenébrio é até vendido em saquinhos, como salgadinho. Tem sabor cheddar e BBQ. 
larvets

A larva de mosca doméstica é uma boa isca. Voce pode encontrar isso em algumas lojas de pesca.. O grande inconveniente da larva de mosca é o tamanho. Ela é muito pequena, e por isso só pode ser usado em anzóis finos e pequenos.
A larva vira um casulo preto, que contem uma pupa (mosca no seu último estágio de metamorfose). Esse casulo também pode ser usado como isca.
Tenho ouvido falar que a vigilância sanitária está proibindo a produção desta isca, por que geralmente a sua cultura envolve materiais orgânicos (fezes de galinha ??) e pode estar contaminado com bactérias nocivas.
Alguns malucos fazem o seguinte: compram larvas de mosca e colocam dentro de um recipiente fechado e ventilado com pequenos furos. Espera completar a metamorfose, de forma que o recipiente fica cheio de moscas. Deixa então o recipiente dentro do congelador (sem que a esposa perceba) para as  moscas morrerem congeladas. O pescador leva elas congeladas e usa como isca.
O maior inconveniente desta isca, voce já sabe, é que elas são muito repugnantes. 

housefly-life-cycle1Larvas de moscaMosca doméstica

O bicho da laranja (Hermetia illucens) também é usado pelos lambarizeiros. Pessoalmente não gosto desta isca : é muito grande, exala um mal cheiro e não parece ser muito apetitoso para o lambari.
Bicho da Laranja 
Bicho da Laranja
Bicho da Laranja-mosca 
Besouro do Bicho da Laranja

Massa de trigo com algodão – ao fazer a massa, vá adicionando algodão aos poucos. Os fiapos de algodão fazem com que a massa não se solte do anzol. O inconveniente é que voce precisa fazer bolinhas pequenas com os dedos, durante a pescaria. Não se usa mais isso, é coisa dos tempos das diligências. 

O sagu - eu já testei vários tipos de iscas, inclusive as já citadas. Cheguei a conclusão de que a melhor de todas é o sagu, desde que seja bem feito. Por esse motivo, reservei uma pagina exclusiva para tratar dessa isca, de como fazê-la. O sagu não tem cheiro, é fácil de iscar, tem um tamanho bom (embora seja um pouco grande), é uma isca macia, fixa bem no anzol, não suja as mãos, não precisa de corte, é barata. Alem de tudo isso, é uma isca que o lambari ataca com muita vontade.
Infelizmente, poucos pescadores conseguem fazer esta isca corretamente.

Sagú pronto

Clique aqui para voltar ao indice deste blog 

4 comentários:

  1. Isca boa pra lambari na minha opinião. É larva do tenebrio e o macarrãozinho q já vem furado vende em qualquer loja de pesca.+ ainda prefiro a larva principalmente em rios.+ o segredo da uma pesca bem sucedida é uma boa ceva

    ResponderExcluir
  2. Isca boa pra lambari na minha opinião. É larva do tenebrio e o macarrãozinho q já vem furado vende em qualquer loja de pesca.+ ainda prefiro a larva principalmente em rios.+ o segredo da uma pesca bem sucedida é uma boa ceva

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho ispiheu com misanga e o melhor pego de 4 lambari de uma vês muito bom

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber ,como vender tenebrios

    ResponderExcluir