segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bóias

 

Boias para pescaria de lambaris


Materiais de fabricação
As boias para pesca de lambaris são feitas de isopor, madeira ou plástico. As de isopor tem mais flutuabilidade, em seguida as de plástico e por fim as de madeira. Isso significa que as boias de madeira afundam com mais facilidade, não sustentam tanto peso quanto as de plástico e isopor.
Formatos
Quanto ao formato, podem ser do tipo bolinha, bombinha, pena ou haste.
Boias tipo bolinha isopor legendadaBoias tipo bombinha legendadoBoias tipo pena
Boias de haste legendado
O formato pena tem esse nome por que antigamente eram feitas de pena de asa de galinha.
Calculo que faz uns 20 a 25 anos que já não se fabricam mais boias feitas de penas de galinhas. Eu consegui encontrar essas duas raridades, perdidas no meio das traias do meu sogro :
Pena de galinha (2)
Na falta de penas de galinhas, alguns saudosistas fabricam boias usando canudinho de refresco.
DSC04621A
Fixação da boia à linha
As boias são fixadas à linha por duas maneiras, com transpasse da linha no corpo da boia ou com engate. As boias de engate permitem troca durante a pescaria, e a de transpasse não permite troca, ela é fixa.
As boias formato bolinha e pena são de transpasse, as de haste e bombinha são geralmente de engate.
Engates de boia 
Boias e engates
Pena - como usar
Pena com transpasse da linha
Uma das vantagens das boias de engate é que se voce enjoar de ficar olhando o dia todo a mesma boia, pode trocá-la por outra rapidamente. E também se a boia não estiver funcionando bem, não está acusando bem o ataque do lambari, pode troca-la.
Há um truque que transforma boia de isopor de bolinha, de transpasse, para boia de engate,é só colar um pedaço de palito de dentes fino (tipo chinês) na boia, usando cola Bonder.
DSC04624
Usos
Para pesca de corredeiras, para mim, a melhor boia é a de bolinha, por que ela acusa melhor a puxada do lambari; e também por que geralmente as pescarias de corredeira são em águas rasas, e essa situação requer uma boia pequena e discreta (se voce usar uma boia de haste, grande, o lambari pode enxergar ela com mais facilidade e instintivamente não atacar a isca).
As boias tipo haste e pena são mais visíveis e podem ser usadas de duas maneiras : empinadas ou deitadas.
Regulagem da boia
As boias de haste e pena, se usadas empinadas, devem ter o chumbo bem calibrado, de forma que fiquem bem eretas, com a parte colorida para fora da água.
Boia regulada
Bóia de haste bem equilibrada, sem excesso nem falta de chumbo.
Eu sou um “buoyaddict”, viciado em boias. Se vou a uma loja de pesca, compro boias impulsivamente. Tenho duas caixinhas com dezenas de boias. Ter vários tipos de bóia a disposição é importante para o sucesso da pescaria.
DSC04626DSC04630
Existem ainda as bóias de arremesso, usadas na pesca de lambaris usando molinete ou carretilha.
DSC04629
-------------------------------------
25/07/2013
Fui num supermercado aqui em Curitiba, e para minha supresa, encontrei bóias de pena de peru ! Eu pensava que ninguem mais fazia boias com penas de aves ! Está aí, produtos Kolinski, desde 1967 fabricando boias de pena de perú. Vida longa a essa empresa amiga dos pescadores !!

Pena de Peru

clique aqui para voltar ao indice deste blog






























7 comentários:

  1. Olá Cláudio,

    Quem indicou seu blog foi o Fernando da Insight, meu pai também e pescador de lambari, inclusive, acabou de voltar da represa do Capivari, que o local onde ele mais frequenta.
    Ele te parabeniza pela iniciativa e gostou da dica de colar o palito de dente na bóia, pois isso ele ainda ão havia feito.

    ResponderExcluir
  2. Legal o blog, melhor ainda quando vi o símbolo do glorioso verdão na caixa de boias.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde...
    Parabens pelo Blog.
    A propósito, eu só pesco com penas de aves, e ano passado descobri numa loja de pesca ao lado do mercado do peixe em matinhos, diversos modelos e tamanhos de penas de aves de excelente fabricação.
    Valeu e boa sorte...

    ResponderExcluir
  4. Comprei uma no formato bombinha da segunda foto das primeira, como que a instalaçao tem que corta ou nao..

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo Blog, principalmente pelas dicas valiosas sobre as boinhas que nos ajudam 50% na fisgada dos peixes. Tb sou fanatico por artigos de pesca e alem de dezenas de boias diferentes, tenho dezenas de varas para molinetes, telescopicas, mais de 170 molinetes

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo Blog, principalmente pelas dicas valiosas sobre as boinhas que nos ajudam 50% na fisgada dos peixes. Tb sou fanatico por artigos de pesca e alem de dezenas de boias diferentes, tenho dezenas de varas para molinetes, telescopicas, mais de 170 molinetes

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir